Projeto: “Carreira, tecnologias e educação: extensão e pesquisa em prol da equidade de gênero”
Projeto aprovado pelo Edital 02/UFMT/PROPeq-PROCEV/2021, com vigência de agosto de 2021 a julho de 2022. As ações realizadas pela equipe pautou-se nos seguintes pilares:
- Análise de dados e referenciais;
- Atividades de formação STEM/STEAM, para professores e estudantes;
- Atividades desplugadas na educação básica;
- Atividades de divulgação científica e extensionistas;
- Desenvolvimento do site MD – MT;
Vamos mostrar abaixo alguns registros!
Publicação de artigos:
- PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; SILVA, Karla de Souza e; NUNES, Eunice Pereira dos Santos; MACIEL, Cristiano. Perfis em Mídia Social para Meninas e Mulheres com interesse na área STEM e STEAM. Women in Information Technology. 2022.
- LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara, SASSI, Sabrina Bourscheid; COSTA, Maria Fernanda Abalem Franca Nunes. STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso. Women in Information Technology. 2022.
- MACIEL, et al. Carreira, tecnologias e educação: extensão e pesquisa em prol da equidade de gênero. MOSTRA EXTENSÃO. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2021. Disponível em: https://evento.ufmt.br/enviadas/index.php?id=1545&issn=2594-5106.
- PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; LIMA, Waleska G.; MACIEL, Cristiano. Mulheres na ciência em rede: relato de experiência sobre programa de formação para inovação e empreendedorismo na área STEM. In: Seminário de Educação da UFMT, A EDUCAÇÃO NO DIGITAL: A PANDEMIA COVID-19, DEMOCRACIAS SUFOCADAS E RESISTÊNCIAS. Cuiabá. 2021.
Oficinas com estudantes na educação básica:
Atividades de computação desplugada com estudantes da educação básica no município de Sorriso – MT.
Formações/Capacitações na área STEM/STEAM:
No ano de 2021, foram realizadas três ações no âmbito da formação de professores da educação básica, com objetivo de ampliar o alcance da temática STEM/STEAM dialogando com as lacunas de gênero nas áreas e com os princípios do Novo Ensino Médio.
Incentivo e apoio as mulheres:
A formação da equipe é uma das prioridades, com incentivo à participação em editais nacionais com relevância ao projeto.
Programa de formação Mulheres na Ciência e Inovação
Em 2021 participamos da 3ª edição do programa de formação Mulheres na Ciência e Inovação, realizada pelo Museu do Amanhã, Conselho Britânico e parceiros, reuniu aproximadamente 200 mulheres, pesquisadoras brasileiras em áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática), culminando na produção e publicação do artigo Mulheres na ciência em rede: relato de experiência sobre programa de formação para inovação e empreendedorismo na área STEM.
Liga STEAM – Formação de Educadores STEAM
2022 – Participação na Liga STEAM, formação de um Coorte de Educadores STEAM para a disseminação de estudos e pesquisas e a construção de propostas inovadoras com foco na melhoria da aprendizagem. Realização da Fundação ArcelorMittal em parceria com a Tríade Educacional.
Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas
2022 – Participação no treinamento Mulheres em Tech – Lideranças Inclusivas, parceria da British Council com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo, alcançar mulheres pesquisadoras e/ou profissionais ou empreendedoras das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (“STEM” em inglês) que buscam desenvolver suas habilidades interpessoais e avançar em suas carreiras.
Comunicação:
Criação do site, publicidade do tema em eventos científicos, manutenção e fortalecimento das redes sociais realizado pelas bolsistas.