Artigos:

  • LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara. Movimento STEAM e o Ensino Médio à luz da literatura. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen – RS, v. 24, n. 1, p. 119-141, jan./abr. 2023. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/4478 DOI: 10.31512/19819250.2023.24.01.119-141

  • LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIANO, Giseli Duardo; SANTOS, Alessandra Ferreira dos; PEREIRA, Leihge Roselle Rondon; MAGALHÃES, Helena Cristina Dias; SASSI, Sabrina Bourscheid; MACIEL, Cristiano; NUNES, Eunice Pereira dos Santos. Por mais Mulheres na Ciência e na Tecnologia: ação formativa com abordagem STEAM na Educação Básica. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 17., 2023, João Pessoa/PB. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 239-250. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2023.230577. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/25026
  • MACIANO, G. D.; MACIEL, C. Ensinar por meio da Abordagem STEAM e da Educação Matemática Realística: práticas pedagógicas conectadas ao contexto dos estudantes. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática. Juiz de Fora, v. 7, n. 1, p.1-18, Jan. –Dez., e-ISSN: 2594-4673, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673 Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41104
  • LIMA, Waleska Gonçalves de; MACIEL, Cristiano; CASAGRANDE, Ana Lara; SASSI, Sabrina Bourscheid; NUNES, Maria Fernanda Abalem Franca. STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso. In: WOMEN IN INFORMATION TECHNOLOGY (WIT), 16., 2022, Niterói. Anais […]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 251-256. ISSN 2763-8626. DOI: https://doi.org/10.5753/wit.2022.222927. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wit/article/view/20882/20708
  • LIMA, Waleska Gonçalves de; SASSI, Sabrina Bourscheid; COSTA, Maria Fernanda Abalem Franca Nunes; CASAGRANDE, Ana Lara; MACIEL, Cristiano. “Fomento à equidade de gênero nas áreas STEAM: experiências formativas do Projeto Meninas Digitais de Mato Grosso.” In: XIV Congress of Latin American Women in Computing – LAWCC 2022. Universidad del Quindío, Colombia. Vol. 3321, p. 53-64. 2022. ISSN: 1613-0073. Disponível em: https://ceur-ws.org/Vol-3321/
  • CAVALCANTI, Ana Patrícia; RUSKOWSKI, Bianca de Oliveira.; CORONEL, Fabiana; MATOS, Gislaine; BELTRAO, Larissa Cardoso; MAGALHAES, Poliana Marina M. de S.; LIMA, Waleska Gonçalves de. STEAM e a Interação entre as áreas de Conhecimento. In: GERALDI, Aline Mendes; HOLANDA, Leandro; BACICH, Lilian. (Org.). Educação STEAM: Reflexões teórico-práticas do coorte da Liga STEAM. 1ed. São Paulo: Tríade Educacional, 2022, v. 1, p. 1-105. ISBN: 978-65-997944-1-4. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zc2exq-7xErsIlTUaP7NR62rSCma9TwV/view
  • MACIANO, G. D.; LIMA, W. G. de; MACIEL, C. Educação STEAM: potencializando o STEM por meio da arte. Revista UFG, Goiânia, v. 22, n. 28, ISSN: 2179-2925. DOI: 10.5216/REVUFG.V22, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/74237. Acesso em: 29 dez. 2022
  • PEREIRA, LEIHGE ROSELLE RONDON; SOUZA E SILVA, KARLA DE ; NUNES, EUNICE PEREIRA DOS SANTOS ; MACIEL, CRISTIANO. Perfis em Mídia Social para Promover Equidade de Gênero na Área STEM e STEAM. In: XIV Congress of Latin American Women in Computing 2022, 2022, Colombia. Disponível em:  https://ceur-ws.org/Vol-3321/paper9.pdf
  • PEREIRA, L. R. R. MACIEL, C. Mulheres, Liderança em STEM e Educação: Constituição de uma problemática de pesquisa. Anped – CO, 2022.
  • MACIEL, C. ; PEREIRA, L. R. R. ; SASSI, S. B. ; LIMA, W. G. ; CASAGRANDE, A. L. ; NUNES, E. ; BORGES, L. C. L. F. ; LOBO, M. M. O. ; RIBEIRO, K. S. F. M. ; SILVA, K. S. E. ; COSTA, M. F. A. F. N. . Por mais equidade de gênero em STEM: ações e resultados de um projeto de extensão. In: XIII Mostra de Extensão da UFMT, 2022, Cuiabá. MOSTRA EXTENSÃO Ano: 2022, 2022.
  • PEREIRA, L. R. R.; LIMA, W. G. ; MACIEL, C. . Mulheres na ciência em rede: relato de experiência sobre programa de formação para inovação e empreendedorismo na área STEM. Semiedu 2021: “A Educação no Digital: A Pandemia Covid-19, Democracias Sufocadas e Resistências”. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/semiedu_estendido/article/view/21061
  • MACIEL, C. ; NUNES, E. P. S. ; SASSI, S. B. ; LIMA, W. G. ; CASAGRANDE, A. L. ; COSTA, M. F. A. F. N. ; SILVA, K. S. E. ; PEREIRA, L. R. R. ; CAMPOS, B. L. A. ; FERNANDES, T. ; LOBO, M. M. O. ; BORGES, L. C. L. F. ; RIBEIRO, K. S. F. M. . CARREIRA, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: EXTENSÃO E PESQUISA EM PROL DA EQUIDADE DE GÊNERO. In: XII Mostra de Extensão da UFMT/ Tema Conexões, 2021, CUIABÁ. ANAIS XII Mostra de Extensão da UFMT/ Tema Conexões. Cuiabá: UFMT, 2021. v. 12.
  • LIMA, S. D. F., PEREIRA, L. R R., MACIEL, C., SILVA, O. M. Mulheres no curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas: ingresso, permanência, êxito e políticas inclusivas. Semiedu 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística. 2022. 
  • MACIANO, Giseli Duardo; MACIEL, Cristiano. Abordagem STEAM na Formação Continuada de Professores de Ciências da Natureza e Matemática da Rede Pública Estadual de Mato Grosso: Possibilidades e Desafios. XIII MOSTRA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1dK264PCy93OgBZqBOoP5cjgIp7yKNvFq/view

Palestras

Palestra “STEM e Meninas Digitais Mato Grosso: articulações entre ciência, tecnologia e gênero”, proferida na 19º SNCT, realizada no dia 19 de outubro de 2022 na SECITEC.2. 

Debatedora na mesa “Jornada da Ciência e Educação: Mulheres e Tecnologia” promovido pelo Science Film Festival Brasil 2022, realizado em 13 de outubro de 2022 pelo Goethe Institut e Midiativa.

https://www.comkids.com.br/jornada-da-ciencia-e-educacao-mulheres-em-tecnologia/

Palestra “Horta STEAM: design, automação, eficiência e sustentabilidade”, realizada no dia 21/10/22 para a III Mostra STEAM organizada pela Seduc.

Comunicação oral no painel “Desafios e Possibilidades da implementação da educação STEAM na formação docente” no evento “Conexão Liga STEAM”, realizado no dia 21 de novembro de 2021 no Museu do Amanhã/Rio de Janeiro.

Notificação de aceite:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Artigos-aceito-WIT-inicial-1024x1024.jpg

É com muito entusiasmo que compartilhamos com vocês que os Artigos “Perfis em Mídia Social para Meninas e Mulheres com interesse na área STEM e STEAM” e “STEAM, Genêro e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso” produzidos com grande empenho pela nossa equipe foram aceitos como artigos resumidos no WIT 22 – Women in Information Technology!

O WIT – Women in Information Technology é uma iniciativa da SBC que visa a discussão de temas relacionados à questão de gênero e a Tecnologia de Informação no Brasil focando então na necessidade de “educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional.” Este ano, 2022, com sua décima edição, o WIT foi realizado entre os dias31/07 a 04/08 em Niterói- RJ!

#projetoparceiromdsbc#WIT#csbc#STEM#STEAMSITE DO WIT

Artigos:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Artigo-aceito-WIT-Karla-1024x1024.jpg
Artigo: Perfis em Mídia social para Meninas e mulheres com interesse na área STEM e STEAM
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Artigo-aceito-WIT-Maria-1024x1024.jpg
STEAM, Gênero e Ensino Médio: ações da extensão em parceria com o Meninas Digitais Mato Grosso.

LAWCC 2022 – XIV LATIN AMERICAN WOMEN IN COMPUTING CONGRESS (CLEI 2022)

Fomento à equidade de Gênero nas áreas STEAM: experiências formativas do projeto Meninas Digitais Mato Grosso
Perfis em Mídia social para promover equidade de gênero na área STEM e STEAM

Meninas Digitais MT na mídia

Mato Grosso conta com projeto Meninas Digitais para inclusão

O projeto Meninas Digitais Regional Mato Grosso realizou uma entrevista a equipe de comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sobre o projeto e sua atuação no ambiente acadêmico. Ficou curioso para saber mais sobre nós?

Entra no link abaixo! 🙂

Link: Matéria UFMT

Mapeamento de iniciativas de estímulo de meninas e jovens na área de STEM no Brasil

A Unesco realizou um mapeamento das iniciativas brasileiras que tem como objetivo principal incentivar a participação de meninas e mulheres nas áreas de SEM durante o processo educacional e como opção profissional, como eram distribuídas geograficamente, suas estratégias e fontes de financiamento. Vejam mais no link abaixo 🙂

Link do documento completo: Unesco